Copyright 2024 - ESDS

Clube UBUNTU

2 de fevereiro - Dia Escolar da Não Violência e da Paz [30 janeiro]

A 30 de janeiro comemora-se o Dia da Não Violência e da Paz, escolhido por ser o dia do assassinato de Mahatma Gandhi. O Clube Ubuntu e o Clube Intercultura da ESDS protagonizaram, na escola, ações de sensibilização para a Paz.

16 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos [10 de dezembro]

A comemoração deste dia, a cargo do Clube UBUNTU, chamou à atenção dos alunos da escola para três dos direitos Humanos: Liberdade, Igualdade e Amar. Para além da dramatização, realizada no átrio da ESDS, foram afixados cartazes relacionados com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e iniciada a atividade "Maratona de Cartas", em parceria com a Amnistia Internacional, para celebrar os 70 anos da DUDH.

25 de novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Para assinalar a efeméride, o Clube UBUNTU e a Associação de Estudantes da ESDS fizeram uma pequena representação alusiva ao número de vítimas mortais por violência doméstica, em 2021 e desde o início do ano até 16 de novembro de 2022, em Portugal. No final, foi cumprido 1 minuto de silêncio. A atividade esteve em alinhamento com a Campanha Orange Leiria.

 

 

Academia de Líderes UBUNTU

A ESDS dinamizou, de 10-14 de outubro, a sua primeira Semana UBUNTU, no âmbito do projeto Academia de Líderes Ubuntu na Escola! Este é um projeto que tem tido um enorme potencial transformador na vida de todos os participantes.  É um programa de capacitação de jovens (entre os 13 e os 18 anos), através de um modelo de educação não formal, inspirado pela filosofia UBUNTU, que tem o objetivo de desenvolver competências socio-emocionais, capacitando para a liderança ao serviço da comunidade.

f t g m